Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Parabéns !



Parabéns  ao

 

Jovem Elia 64


"Escutando uma História sobre o deus Pan, metade homem, metade bode, disse entusiasmado: Pan era um deus Antropozoomórfico"

Um menino inteligente, que havia a muito aprendido sobre deuses egípcios representados com figuras antropozoomórfica...

Parabéns Elias !

Exemplo a outros jovens alunos.

aY...

Um pouco de Pan

 

Sátiros são os espíritos masculinos dos bosques, da Natureza. Surgiram primeiramente na Grécia. Das diversas versões, gosto da que diz que são filhos de Pan com as ninfas, estas por sua vez filhas de Gaia.

Sátiros são brincalhões, eram tidos pelos camponeses principalmente da região de Arcádia, e, logo depois que o culto ao Deus Pan se estendeu a Atena, por lá, como protetores das plantações, dos rebanhos, relatados como pastores e assim cultuados como benfeitores de tais feitos. Participam do cortejo de Dionísio, Grande e Poderoso Dioniso, que também já foi mortal; dizem às histórias que Dioniso fora criado e educado por Sileno, um velho sátiro amante de vinho, que fora um dos primeiros filhos do Deus Pan.

Sátiros amam tudo ligado as festas, a diversão, a alegria, a sorte, a comidas, ao sexo, ao mundo natural, ao Amor Livre. Cortejaram incansáveis da Deusa Ártemis, sempre se encontravam atrás da mesma e de sua corte de ninfas juradas a castidade.

A palavra sátira, deriva-se do nome dos nossos belos descritos aqui. É assim usada para definir algo com humor, uma tira, uma caricatura, fazendo referência à personalidade dos sátiros.


Tudo tem suas verdades, Pan significa rústico em grego e mais tarde passou também a significar tudo. Reza a lenda de que quando Hermes levou Pan para o Olímpio ainda bebê, os deuses se alegraram tanto com sua aparência, metade bode e metade humana, que o nomearam de Pan “aquele que é tudo”. Os filósofos de Alexandria usaram o nome de Pan e sua imagem de culto para definirem a idéia do Panteísmo (PAN= Tudo, Teísmo= THEOS, Deus está em Tudo, Tudo está em Deus) e mais tarde várias outras crenças panteístas foram sendo trazidas ao conhecimento da humanidade; o Taoísmo também é uma religião panteísta. O porquê de toda a explicação?
Como tudo está em tudo, Pan também tinha seu lado "obscuro" digamos assim. Era o Deus da Loucura, Deus do Pânico (a palavra pânico deriva do nome de Pan), das Trevas e do Desconhecido. Os camponeses arcadianos (viviam na Arcádia, região ao sul do Peloponeso que ficou conhecida pela simplicidade de vida, harmonia e paz) viam que Pan era o Deus do Medo, pois quando iam atravessar bosques e charnecas a noite, ligavam os calafrios e temores que surgiam de repente ao Deus Pan.

Vemos então que Pan tem muitas faces. Gosto de ver a sincronização dos mitos e a realidade de cada um deles. Em Roma o Deus Pan foi assimilado como Sylvanus (Silvano) o Deus Natural e os sátiros foram vistos como os faunos. (Sátiros e Faunos têm sim suas muitas diferenças).
Viram então como me foi impossível falar dos sátiros sem falar de Pan e vice e versa. Assim continuo meus relatos. Hoje os sátiros estão em muitos lugares. Podem estar do seu lado no bar, ouvindo blues, Jimi Hendrix e cortejando alguma bela mulher...

Peter Pan...

Jogos Pan Americanos...

Fonte:

 Postado por Giivago

http://satironacidade.blogspot.com


Adap:

aY...

Nenhum comentário: